Quando pensamos em atendimento humanizado remetemos ao principal que é o indivíduo “per si”. Portanto, para solucionar problemas e questionamentos, apresentados pelos clientes, há que se fazer uma abordagem acolhedora e empática, afim de que o cliente perceba a valorização dele pela empresa.
Há muitas formas de realizar uma abordagem humanizada, mas enfatizamos que o pilar é conhecer o cliente. Então, manter todos os dados do cliente atualizados estudando os pontos de contato daquilo que o mantém seu cliente, é imprescindível.
A seguir separamos alguns dos principais pilares que você deve considerar para um atendimento humanizado:
Empatia
Com a empatia conseguimos ouvir o outro sem julgamentos, reconhecer diferentes perspectivas e oferecer ajuda por isso, é importante que a equipe de atendimento seja capaz de demonstrar empatia e preocupação verdadeira com a dor do cliente, indo além de posicionamentos e respostas oriundas de um roteiro.
Conhecer o cliente
Conhecer o cliente é criar conexão, entendimento e empatia com o principal protagonista do seu negócio.
Sem isso, fica praticamente impossível criar estratégias e saber lidar com as dores e expectativas da persona. Com isso, é possível praticar as entregas de experiências muito mais completas e personalizadas, o que é fundamental para garantir a satisfação desse importante relacionamento entre cliente x marca.
Experiências positivas
Qual a imagem que você quer que o cliente tenha da sua empresa?
De uma empresa que resolve os problemas e oferece diferenciais para facilitar o dia a dia das pessoas, ou de uma empresa burocrática e pouco empática?
Investir em uma boa experiência para o cliente é deixar sua marca mais presente na memória do consumidor.
Trabalhar com propósito
Equipes que trabalham com paixão pelo que fazem são capazes de compartilhar com os clientes uma visão muito mais positiva da empresa e de seus processos, criando uma conexão entre eles muito mais profunda.
A Sucata Digital é um exemplo de empresa que trabalha além do propósito ambiental, a empresa busca melhorar sempre a experiencia do cliente afim, o social é um dos pilares do ESG.
Fazer parte da Era Digital não significa deixar de lado o atendimento humanizado ao cliente. Lembramos que as ferramentas tecnológicas são aliadas, visto que unem eficiência e rapidez no atendimento ao cliente, contudo não substituem a capacidade humana de compreender o sentimento alheio.
Empresas que adotam o atendimento humanizado apresentam maior número de clientes satisfeitos e fiéis, pois o cliente percebe a importância dada a ele pela empresa, fortalecendo a relação de confiança com a empresa. Adicionalmente, vale lembrar que o atendimento humanizado é um diferencial competitivo fazendo com que a empresa se fortaleça na área de atuação.