Equipamentos que geram, transmitem e transformam energia, ou que precisam de energia para funcionar são considerados eletrônicos. Quando estes equipamentos quebram ou se tornam obsoletos são chamados de resíduos eletrônicos ou lixo eletrônico, podem trazer grandes danos para o meio ambiente e saúde, sendo necessário fazer o descarte correto.
Mas, como fazer o descarte correto deste resíduo? a Sucata Digital te explica:
Após movimentos e leis que estão ganhando espaço como a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e o ESG, a prática de descartar corretamente os resíduos sólidos tem ganhado um espaço cada vez maior dentro de empresas e residências.
Muitas companhias têm descoberto que cuidar do meio ambiente, adotando medidas de cuidado, de responsabilidade social e melhores práticas gerenciais, gera fatores que incrementam o balanço das empresas. Concomitantemente, o público consumidor estimula essas medidas, priorizando as empresas que se dedicam aos temas socioambientais.
A Lei n° 12.305/10 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Prevê a redução de resíduos, pois propõe a prática de hábitos de consumo sustentável, onde a reciclagem e reutilização dos resíduos sólidos. Além disso, institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos na Logística Reversa dos Resíduos e Embalagens pós – consumo.
Como forma de auxiliar as empresas a estarem em conformidade com a lei, a Sucata Digital fornece o devido suporte, garantindo transparência e total seguridade com o descarte correto do e-lixo. A Sucata Digital visa como solução a Economia Circular cujo objetivo é criar processos mais eficientes, em que se mantenha uma melhor gestão de recursos naturais e se pretende manter produtos e materiais em seu maior nível de utilidade e valor, dentro do escopo do desenvolvimento sustentável.
Em resumo, o descarte ecológico do lixo eletrônico é a destinação final e o tratamento adequado dos equipamentos derivados dos materiais eletrônicos. Afinal lembramos que os resíduos desses materiais possuem substâncias tóxicas aos seres vivos impedindo a sustentabilidade.
Mas, qual o processo de descarte?
Bem, é consistido primeiramente na retirada dos resíduos e posterior transporte a uma estação de tratamento da respectiva empresa especializada no descarte consciente. A empresa faz a triagem, separando os resíduos eletrônicos por classificação. Depois é feita a descaracterização dos aparelhos e a reciclagem.
Agora que você já sabe como fazer para descartar corretamente seu e-lixo, está apto a contribuir para os tratamentos adequados destes resíduos. Afinal de contas, compartilhar o conhecimento, sobre boas práticas sustentáveis, é uma forma de contribuição.
A educação ambiental visa a construção de valores, conhecimentos, ações e competências que cooperam na conservação do meio ambiente e na qualidade de vida das futuras gerações. Desta forma, ao investir em treinamentos que abordam assuntos como esse, você trará impactos positivos não somente para a sociedade, como também para sua equipe e empresa no geral.
Visto que são duas as características consideradas na definição de empresas sustentáveis: a instituição de negócios baseados em princípios de bem comum e o fortalecimento da sociedade.
Então observe se seus aparelhos eletroeletrônicos (tanto de trabalho, quanto de uso pessoal) estão na hora de ser descartados, você pode entrar em contato com uma empresa especializada no Descarte Consciente de lixos eletrônicos, como, por exemplo a Sucata Digital. A grande vantagem dessa modalidade é poder dar o destino adequado ao seu e-lixo sem sequer sair de casa. Basta um agendamento prévio que no dia e horário combinados a nossa equipe irá até o local informado fazer a coleta do seu material eletrônico. Contudo, caso seja de pouca quantidade é recomendando que ela se dirija a uma Caixa Verde para que os e-lixos tenham seu tratamento adequado.
Portanto, entre em contato conosco através do e-mail contato@sucatadigital.com.br ou pelo WhatsApp 11 95768-2368 e contribua para o Descarte Consciente de lixos eletrônicos.