Eco, ecologia:
Relativo ao equilíbrio entre o homem e seu meio de convívio. Relacionado com a preservação do meio ambiente, com o ambientalismo.
Etimologia (origem da palavra ecologia). Do francês ecologia.
Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: e-co-lo-gi-a.
Etimologia (origem da palavra ego). A palavra ego deriva do latim “ego”, com o sentido de “eu”.
Ego é sinônimo de: eu
Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: e-go
Plural: egos
Característica, condição ou natureza de egocêntrico. Aquele que é egoísta. Comportamentos, formas de proceder, que demonstram características daquele que fala mais de si mesmo do que de qualquer outra coisa.
Egocêntrico + ismo.
Egocentrismo é sinônimo de: egoísmo
Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: e-go-cen-tris-mo
Plural: egocentrismos
A relação entre seres humanos e natureza pode ser compreendida ao analisarmos o início da humanidade. Os primeiros hominídeos registrados foram os Australopithecos, que se diferenciavam dos demais primatas devido à postura ereta, locomoção bípede e arcada dentária mais próxima da atual espécie humana. Os sucessores dos Australopithecos foram os Homo Habilis (2,4 milhões de anos) e os Homo Erectus (1,8 milhões de anos).
Com o processo evolutivo surgiu o chamado Homo sapiens, uma espécie da qual descenderia o Homo Neanderthalensis (teria vivido entre 230 e 30 mil anos atrás).
Nossa espécie, Homo Sapiens, teria surgido há cerca de 150 mil anos atrás. De acordo com os estudos sobre esse último estágio da escala evolutiva, o Homo sapiens se difere dos demais pela capacidade de raciocínio lógico e abstrato.
Com esta capacidade o homem passou a ser o dominador das outras espécies tornando-se egocêntrico. Neste contexto, o homem deixou de se sentir parte da natureza e passando a alterar o equilíbrio ecológico. Enquanto esse pensamento ainda existir, e não entendermos que somos apenas mais uma espécie nesse grande ecossistema, o equilíbrio da ecologia estará sendo impedido.
Com o egocentrismo e a luxúria, grandes indústrias aproveitam sempre para inovar em tecnologia, assim chamam a atenção de quem sempre quer o melhor sempre. Porém, ter sempre o melhor é realmente necessário? Para a produção de smartphones, notebooks, geladeiras entres outros aparelhos eletrônicos é feita a extração na natureza para obtenção de matérias primas como ouro, cobre e outros metais. Por isso é importante também se preocupar com o descarte correto dos produtos, possibilitando a reciclagem, como o que fazemos na Sucata Digital.
Como soluções há vários movimentos que almejam reverter esse processo. Alguns exemplos são o descarte correto dos resíduos sólidos, a reciclagem, a compostagem, os projetos para reflorestamento e as leis, entre outros. Mas, ainda precisamos combater nosso superego, evitando o consumismo e apoiando essas soluções para conseguirmos ajudar nosso planeta!
“O ser humano pode ter a arrogância tão imensurável quanto a vastidão do Universo. Todavia, se esquece de que é apenas poeira das estrelas.”
Referência:
Wagner Lima Amaral – Doutorando em Ciência da religião –PUCSP
1 Comments
[…] Embora as plantas sejam espécies importantíssimas o ser humano vem desmatando cada vez mais os biomas. No ano de 2023 até hoje tivemos reduções significativas, porém o Brasil ainda continua com índice muito alto de desmatamento (Imazon). Qual a razão? O ser humano infelizmente não tem uma boa relação com a natureza “ECO” vs “EGO” (Sucata Digital). […]