Como a Máscara de Tecido ajuda no combate ao COVID-19 e a manter a Sustentabilidade?
De 01 a 05/06 vamos comemorar a Semana do Meio Ambiente, e para começar, ao realizar o descarte de eletrônicos, a Sucata Digital vai dar de brinde uma máscara de tecido personalizada!
Em meio a atual crise pandêmica do novo Coronavírus (COVID-19), o Ministério da Saúde (MS) recomenda à população o uso de máscaras, incluindo as de tecido, que além de bloquear as principais portas de entrada do vírus (olhos e boca), colabora para que as máscaras cirúrgicas e de maior proteção, como a N95, em falta no mercado, sejam utilizadas por médicos e agentes de saúde, que estão na linha de frente no combate ao vírus.
No dia 07 de Maio, o uso de máscaras tornou-se obrigatório na cidade de São Paulo, e muitas pessoas recorreram às descartáveis. Porém, o seu uso requer atenção, pois as máscaras podem estar infectadas, e quando descartadas, necessitam estar sinalizadas, a fim de evitar a contaminação dos catadores de lixo, que recomendam que as máscaras descartáveis sejam depositadas em sacolas junto com o lixo do banheiro e sinalizada. Importante sinalizar que mesmo que você não esteja contaminado, a sua máscara pode conter vestígios do vírus, então descartar corretamente, assegura qualidade para o meio ambiente, evitando maior contaminação, e também segurança para os catadores, que entram em contato direto, e podem ser contaminados. Uma grande questão é a maneira que é realizado o descarte, uma vez que, na sua grande maioria, são produzidas a partir de materiais provenientes do petróleo e com isso, demora centenas de anos para se decompor no meio ambiente e, em alguns casos, transformam-se em micro plásticos afetando diretamente a vida marinha.
Utilizar Máscaras de tecido é a melhor alternativa atualmente, tanto para a sua proteção, quanto para o meio ambiente! Lembrando que as máscaras, tanto de tecido quanto descartáveis são de uso estritamente pessoal e não devem ser compartilhadas em hipótese nenhuma! As máscaras de tecido são laváveis e ecológicas, colaborando para a utilização de menor quantidade de matéria prima para a produção e também diminuindo a quantidade de lixo gerado, uma vez que não é necessário descartar após o uso. Veja a seguir os cuidados que devem ser tomados com as máscaras de tecido:
- Lavar a máscara de pano antes do primeiro uso e com frequência após cada uso;
- Tenha cuidados com a higiene e armazenamento:
- imergir em solução de hipoclorito (na concentração de 0,04% – solução de 10ml de água sanitária + 490ml de água) por 30 minutos.
- enxaguar a máscara e lavar com água e sabão.
- permitir secagem completa (preferencialmente ao sol).
- passar com ferro.
- guardar em sacos plásticos limpos, embaladas individualmente.
- Higienizar as mãos antes da colocação da máscara de pano, para descontaminação das mãos e redução de risco de infecção no momento do ajuste da mesma no rosto.
- Colocar a máscara cuidadosamente para cobrir a boca e o nariz, ajustando com segurança para minimizar os espaços entre a face a máscara.
- Evitar tocar na parte da frente da máscara, enquanto estiver em uso. Se o fizer, realizar imediatamente a higienização das mãos (lavagem com água e sabão ou fricção com álcool 70%).
- Nunca posicionar a máscara de pano no pescoço, isso pode levar a contaminação da mesma no contato das mãos previamente contaminadas. Além de ser uma região de maior transpiração, favorecendo a umidade no tecido.
- Remover a máscara pelas tiras / elásticos laterais, nunca tocando na frente da máscara. Isso porque a face externa da máscara pode estar contaminada por toque das mãos previamente contaminadas e/ou em aproximação de pessoas infectadas, em distâncias menores de 1 metro.
- Realizar a higienização das mãos (lavagem com água e sabão ou fricção com álcool 70%), após a remoção e sempre que tocar inadvertidamente em uma máscara usada.
- Substituir a máscara por outra máscara limpa e seca a cada duas horas, ou assim que se tornar suja ou úmida. Providenciar a guarda em embalagem hermeticamente fechada até que seja possível submeter ao processo de lavagem.
- Levar um número de máscaras de pano adequado para o tempo que permanecer fora de casa, uma unidade a cada duas horas, de forma protegida contra contaminação externa.
- Preferencialmente, após a retirada da máscara de pano, não recolocá-la pois pode haver a contaminação da parte de dentro durante a remoção. Optar por outra máscara higienizada.
- Atentar para o grau de desgaste do tecido, recomendando-se a não utilização quando apresentar rasgos e/ou áreas mais finas.
Fonte: https://covid-19.campinas.sp.gov.br/m-scara-de-pano-evite-contamina-o
Ah, vale lembrar que só a utilização da máscara não garante 100% de segurança. São necessárias também diversas outras ações em conjuntas estabelecidas pelo Ministério da Saúde que já estão sendo divulgadas e acessível a todos, como lavar as mãos corretamente e o uso do álcool em gel. E se possível, fique em casa! Contem com a Sucata Digital