Já pensou estar no Brasil e fazer cirurgia com um médico de Nova York? Ou poder criar simulações imersivas para reduzir os riscos de acidentes de trabalho?
Hoje falaremos sobre o Figital. Para quem ainda não sabe do que se trata, a definição é a fusão do universo digital na nossa vida social. Ficou confuso? Agente explica: há algum tempo que o universo digital interfere na nossa vida física, no nosso cotidiano, como quando utilizamos o GPS ou pagamos uma conta por PIX. A questão é que isso interfere na nossa organização, visto que as experiências digitais permeiam nossas vidas cotidianas. Ou seja, o que fazemos no ambiente virtual impacta nossos relacionamentos, finanças, compras, etc. Esse comportamento que temos, como consumidores e cidadãos, nos insere nos vários ambientes: virtual, físico e social. Consequentemente as empresas passam a ofertar produtos diferenciados com facilidades para adquirí-los.
Além disso, as empresas buscam oferecer uma integração dos ambientes físicos e digitais ainda melhor (Figital). Para exemplificar isso é só observar como comprávamos antes e agora. Segundo um estudo da HarvardBusiness Review 73% das pessoas buscavam múltiplos canais antes de comprar em 2017. A CEO da BestBuy, Corie Barry, acredita que uma integração entre os ambientes físicos e digitais em uma jornada omnichannel (mesma experiência em múltiplos canais) com maior segurança e experiência mais conveniente, intuitiva e confortável ao cliente deve ser abrangida. Por isso, todos os canais precisam estar alinhados, ou seja, processos de vendas, atendimentos e soluções precisam ser Figital.
Nossas experiências em múltiplos canais vai desde a nossa busca no Google à consulta dos catálogos nas próprias empresas e visitas a lojas físicas. Vale ressaltar que as lojas físicas vêm sendo cada vez mais incentivadas pelo mundo digital. Um ótimo exemplo é o uso do Waze. O Waze é um aplicativo de GPS disponível em celulares. Antes este aplicativo mostra a as melhores rotas, caminhos curtos e tempo real no trânsito. Atualmente, o Waze também sugere lojas próximas do motorista, com placas virtuais, e uso de inteligência artificial para realizar recomendações assertivas. Não se trata apenas de gerar vendas e criar e-commerces, há uma interação aprofundada com o público e alto potencial de engajamento, potencializando a formação de comunidades de consumidores.
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Referencia: Exame