Conheça os principais contaminantes presentes no lixo eletrônico
Você se lembra de quantos computadores e aparelhos celulares teve na última década? Provavelmente muitos, não é? Com o avanço da tecnologia, os eletroeletrônicos passaram a tornar-se obsoletos mais rapidamente, tendo em vista as novas tecnologias criadas. Os televisores de tubo são um exemplo, pois diante de outras tecnologias, como as telas de LCD, LED ou plasma, tornaram-se completamente dispensáveis; esse exemplo pode ser aplicado a celulares, computadores, notebooks, impressoras, dentre tantos outros equipamentos eletrônicos. Além disso, muitas empresas de tecnologia apostam em uma durabilidade menor dos aparelhos, então, quando eles quebram alguma peça ou param de funcionar, é mais vantajoso comprar um aparelho novo do que arrumar o antigo. Então, para onde vão todos os aparelhos obsoletos? Eles não podem ser descartados no lixo comum por conta dos componentes presentes que podem contaminar o solo, as águas e até o ar, porque eles possuem elementos químicos altamente contaminantes, especialmente metais pesados como chumbo, mercúrio, fósforo, arsênico ou cádmio.
Nomeados como REEE’s, os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos- mais conhecidos como lixo eletrônico- são classificados de acordo com a Diretiva 2002/96/CE do Parlamento Europeu Art. 3° b :
“Equipamentos eléctricos ou electrónicos que constituem resíduos, nos termos da alínea a) do artigo 1º da Directiva 75/442/CEE. Inclui todos os componentes, subconjuntos e materiais consumíveis que fazem parte do produto no momento em que este é descartado”
São classificados de acordo com o CONAMA em:
O que todos esses grupos têm em comum? Todos eles, quando descartados de maneira incorreta, causam grandes prejuízos ao meio ambiente por conta de seus componentes que são altamente contaminantes. Vamos listar a seguir os principais e onde eles podem ser encontrados:
Arsênio
Onde é encontrado: Placa de circuito
Riscos na contaminação para o ser humano: Os compostos contendo arsênio se distribuem em diferentes órgãos do corpo humano como fígado, baço, rins e pulmões. Os sintomas mais comuns são vômitos e diarréia, quando ocorre a ingestão, náuseas, vertigem e dispnéia, quando inalados. Ao ficar exposto por muito tempo, pode ocasionar Câncer pulmonar ou de pele.
Contaminação do Meio Ambiente: A contaminação dos solos e águas pode ser de origem natural ou de origem antropogênica. Na biosfera, a água de mar não poluída e a crosta terrestre contém respectivamente teores da ordem de duas a três microgramas por litro e duas microgramas por quilo para compostos inorgânicos de arsênio, enquanto que a concentração na fauna e flora marinha é mais elevada, variando de 1 a 30 microgramas por grama caracterizados em compostos organo-arsênicos de baixa toxidade. Os valores acima destes, classificam como contaminação.
Berílio
Onde é encontrado: Componentes de Celulares e Computadores
Riscos na contaminação para o ser humano: O Berílio é um metal pesado e é acumulativo, ou seja, não é absorvido pelo organismo e quanto mais tempo tiver contato, pior será. É cancerígeno no pulmão.
Contaminação do Meio Ambiente: A disposição de Berílio no solo pode acarretar a acumulação do metal na planta (parte aérea e raízes) antes da ocorrência de fitotoxicidade.
Cádmio
Onde é encontrado: TV de tubo e cartuchos.
Riscos na contaminação para o ser humano: Cancerígeno para ossos,pulmões e rins quando exposto por muito tempo .
Contaminação do Meio Ambiente: A disposição de Cádmio no solo pode acarretar a acumulação do metal na planta (parte aérea e raízes) antes da ocorrência de fitotoxicidade.
Chumbo
Onde é encontrado: TV de tubo e baterias.
Riscos na contaminação para o ser humano: Cancerígeno para sistema nervoso e rins, além de causar anemia.
Contaminação do Meio Ambiente: A disposição de Chumbo no solo pode acarretar a acumulação do metal na planta (parte aérea e raízes) antes da ocorrência de fitotoxicidade.
Lítio
Onde é encontrado: Pilhas
Riscos na contaminação para o ser humano: Causa vômitos, diarreia, arritmias cardíacas e afeta o sistema nervoso.
Contaminação do Meio Ambiente:Poluição das águas e dos solos.
Mercúrio
Onde é encontrado: TV de tubo, monitores, pilhas e baterias, lâmpadas e computador.
Riscos na contaminação para o ser humano: Causa perturbações motoras e sensitivas, tremores e demência, além de alterações genéticas,ataca o sistema nervoso, a medula óssea e os rins, podendo causar câncer.
Contaminação do Meio Ambiente: Poluição das águas e dos solos. No caso dos peixes, ao entrar em contato com o mercúrio presente na água, se acumula nos tecidos. Quando os seres humanos ingerem o animal contaminado, estão também ingerindo o mercúrio, tendo em vista que ele é acumulativo.
Além dos contaminantes citados ainda existem muitos outros presentes em resíduos eletroeletrônicos. Então nos resta fazer a nossa parte para evitar a contaminação do meio ambiente e consequentemente a contaminação das pessoas. É necessário realizar o descarte correto do lixo eletrônico , em um lugar que você tenha certeza que todos os componentes estão indo para o lugar certo e não despejados no meio ambiente. Aqui na Sucata Digital , coletamos gratuitamente os resíduos eletrônicos em empresas e residências. Solicite a sua coleta aqui!
1 Comments
[…] Composição dos dispositivos eletrônicos: […]