Carnaval, com sua energia contagiante e atmosfera festiva, é uma das épocas mais aguardadas por aqueles que adoram se divertir e celebrar. No entanto, é importante reconhecer que junto com a folia vem também um aumento significativo na produção de resíduos, o que pode ter sérias consequências para o meio ambiente. Diante desse desafio, surge a oportunidade de adotarmos uma abordagem mais consciente e sustentável para as festividades carnavalescas deste ano. Ao invés de simplesmente mergulharmos na diversão sem considerar o impacto ambiental, vamos fazer escolhas que respeitem e preservem o nosso planeta. Aqui estão algumas sugestões para nos tornarmos foliões mais responsáveis e sustentáveis:
Uso de copo reutilizável
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe), consumimos cerca de 720 milhões de copos plásticos descartáveis diariamente. Além disso, infelizmente, a maioria não é reciclada.
Sabemos que há muita praticidade no uso de copos descartáveis, porém para tentar produzir o mínimo de lixo possível, sugerimos ao bom folião levar seu próprio copo de casa e manter ele até o fim da festa. Pode até usar um que combine com sua fantasia!
Uso de glitter biodegradável
No quesito brilho na fantasia nada melhor que o uso de glitter e purpurina biodegradáveis, feitas com materiais naturais, como o pó de mica, sal e gelatina vegetal. Visto que o grande impacto que o uso de glitter e purpurinas artificiais podem ocasionar à natureza, pois são compostos por micropartículas de plástico não recicláveis, responsáveis por grande parte da poluição dos rios e oceanos.
Lugar de lixo é no lixo
Os resíduos pós carnaval é uma das maiores preocupações quando se fala nos impactos causados no meio ambiente. São latas de alumínio, garrafas de vidro e copos plásticos espalhados pelas ruas após a folia, lembre-se de descartar todos estes resíduos corretamente. O folião consciente sempre busca produzir a menor quantidade de lixo possível, ademais quando o tem, guarda em uma sacola ou mochila até encontrar um local adequado para o descarte. Resíduos acumulados nas calçadas entopem bueiros e podem colocar em risco o meio ambiente. Respeitar o espaço público e o meio ambiente são mais importantes do que a praticidade de jogar embalagens em qualquer lugar.
Evitar o uso de canudos de plástico
Se o nosso folião consciente quiser mesmo usar canudos, que o faça com modelos feitos de alumínio, vidro ou bambu, de diferentes tamanhos e diâmetros. Que ainda podem ser adquiridos com acessórios de limpeza e armazenamento, facilitando o transporte e aumentando a vida útil do produto. Visto que os canudos de plástico não são biodegradáveis e levam cerca de 200 anos para se decompor, poluindo principalmente praias e oceanos.
Confete ecológico
Folião adora usar confetes e serpentinas, especialmente nos blocos de rua. Uma opção sustentável e divertida é o uso de folhas e flores secas e um furador de papel. Se quiser, assim será possível fazer seu próprio confete biodegradável e ensinar a garotada. Dessa forma, seu Carnaval continua colorido e consciente, sem impactar drasticamente o meio ambiente
Dê preferência às latinhas
Segundo a Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) o índice de reciclagem de latas para bebidas no Brasil atinge quase 98%, sendo assim além de ser fonte de renda para muitas famílias, o uso de latas de alumínio é a opção mais ecológica.
Reutilize fantasias
A animação do carnaval vem seguida do uso de fantasias. Porém, para evitar o uso desnecessário de plásticos, lantejoulas e demais acessórios constituintes de uma fantasia, sugerimos a reutilização de roupas, panos e adereços. Vale até pegar emprestado com amigos! A ideia é diminuir os impactos negativos da produção. Mas, se ainda assim quiser algo novo, vale optar por marcas sustentáveis, que utilizem tecidos naturais e resistentes, como o algodão.
Ao aderirmos a essas práticas, não apenas contribuímos para a preservação do meio ambiente, mas também promovemos um exemplo inspirador para outros foliões. O Carnaval pode ser uma celebração vibrante e colorida sem comprometer a saúde do nosso planeta. Cada escolha sustentável que fazemos durante a festa reflete um comprometimento com um futuro mais limpo e saudável.
Portanto, que a alegria do Carnaval seja acompanhada por atitudes conscientes, tornando essa festividade uma expressão de respeito não apenas pelas tradições, mas também pelo meio ambiente que tanto dependemos. Vamos celebrar com responsabilidade, preservando a beleza das ruas e dos nossos recursos naturais, para que as futuras gerações também possam desfrutar dessa festa tão especial.
Veja, também, nosso vídeo de dicas no YouTube!
Fontes: Abrelpe, Abal, Abralatas, Menos 1 Lixo