A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi desenvolvida em setembro de 2015, quando os 193 países membros das Nações Unidas adotaram uma nova política global. Com o objetivo elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todos.
Foram estabelecidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com 169 metas sendo eles:
Cada um dos 17 ODS representa um desafio a ser alcançado para a promoção de um desenvolvimento mais sustentável, justo e inclusivo.
A Agenda 2030 busca alcançar por meio de uma ação conjunta que agrega diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade como um todo nos âmbitos internacional e nacional no qual devem ser compridas por governos municipais, estaduais e nacionais, organizações diversas, universidades, empresas, bancos, entre outros até 2030.
Essa agenda está pautada em cinco áreas de importância (ou chamados 5 Ps):
Pessoas: Erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade;
Prosperidade: Garantir vidas prósperas e plenas, em harmonia com a natureza;
Paz: Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas;
Parceria: Implementar a agenda por meio de uma parceria global sólida;
Planeta: Proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as gerações futuras.
A importância dos ODS se dá pelo fortalecimento da cultura da sustentabilidade ambiental e social nos governos e nas empresas. No universo corporativo, esses objetivos tornam os negócios mais eficientes, responsáveis, transparentes e mais competitivos. Ao adotar uma metodologia para cumprir os ODS, as empresas assumem um papel relevante na mitigação dos riscos impostos ao meio ambiente e aos recursos naturais, além de contribuírem para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida no planeta.
Se adequar às ODSs não é nenhum bicho de seta cabeças, empresas podem procurar por outras empresas como solução. Hoje em dia existem várias empresas que buscam dar uma solução gratuita como, por exemplo, a Sucata Digital no qual realiza o gerenciamento correto dos resíduos eletrônicos (A partir do objetivo 11).
Referencias: Gov.br
1 Comments
[…] O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 da ONU indica a necessidade de “garantir formas de consumo e produção sustentáveis”. No tocante aos resíduos eletrônicos, isso significa conseguir um gerenciamento racional durante seu ciclo de vida, além de reduzir a libertação de tóxicos na atmosfera, água e solo para minimizar seus efeitos negativos na saúde e no meio ambiente. […]