Metaverso (além do universo) é uma espécie de realidade que integra a realidade virtual. Nada mais é do que um ambiente virtual construído por diversas tecnologias como a Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Hologramas. Ao contrário da realidade virtual atual, o metaverso poderá também englobar entretenimentos presentes no mundo real, como os jogos, shows, cinema, o trabalho, as festas, a educação e muito mais. E isso fará com que se desenvolvam novas empresas e tecnologias nesses setores específicos.
O termo, apesar de ter virado um assunto recorrente atualmente. Autores como Neal Stephenson (Snow Crash – 1992) e Ernest Cline ( Ready Player One – 2018) abordaram a realidade virtual em suas obras.
O mercado do Metaverso não para de crescer, tendo como principais atividades que remuneram financeiramente as parecidas com o mercado de NFTs (tokens não fungíveis) e Criptomoedas. Existem duas maneiras que você pode investir no Metaverso. Uma delas é comprando terrenos e moedas ou criando NFTs dentro das plataformas. Um terreno no Metaverso pode chegar a 4,3 milhões de dólares, de outra maneira, é do lado de fora comprando moedas, ações das empresas que desenvolvem o Metaverso ou fundo NFTs.
Anteriormente alguns projetos, com objetivo semelhante, tentaram criar universos virtuais que conectam as pessoas. Um exemplo é o jogo Second Life, lançado em 2003 pela empresa Liden Lab que ao entrar no jogo, os usuários podem criar avatares e socializar. Outros exemplos são os games como Fortinite e Minecraft.
O fundador e presidente do “Facebook”, Mark Zuckerberg anunciou em outubro de 2021 que a organização passaria a se chamar Meta (as redes sociais continuam com o mesmo nome).
Zuckerberg detalhou o mundo virtual que a empresa, em uma carta divulgada ao público, espera construir:
“No metaverso, você será capaz de fazer quase tudo que você possa imaginar – reunir-se com amigos e família, trabalhar, aprender, brincar, fazer compras, criar – bem como ter experiências completamente novas que realmente não se encaixam em como pensamos sobre computadores ou telefones hoje”.
Nem todos concordam com a ideia do Metaverso no cotidiano. Especialistas alertam sobre vício, centralização e privacidade.
Com o crescimento do metaverso, o uso de novas tecnologias podem descartar as mais antigas gerando assim mais resíduos eletrônicos. O que faz necessário o descarte correto, empresas como a Sucata Digital podem auxiliar no gerenciamento correto destes resíduos.
Soluções tecnológicas, como realidade virtual e simuladores em 3D são um exemplo de aplicação. Na medicina, por exemplo, várias possibilidades estão sendo desenvolvidas: cirurgias à distância, roupas que podem medir o nível de temperatura e transpiração do corpo humano, cursos nos quais os alunos não precisam de corpos reais para aprendizado, entre outras.
Não podemos esquecer que no ambiente corporativo o uso de ferramentas, como reuniões com interação virtual ou pessoal entre os participantes, é extremamente útil. Até mesmo no quesito artes, onde as NFTs se destacam, pois garantem autenticidade e exclusividade das obras. Hoje os artistas podem dispensar intermediários na comercialização das suas obras.
Referência: Infomoney ; Neriteduca.
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